A JS Loulé deu início ao Ciclo de Conferências “A Perspetiva dos Jovens” com o objetivo de criar um espaço de discussão de assuntos que estão no topo das preocupações que temos com o futuro.
Na primeira conferência convidámos o camarada Gonçalo Rodrigues para orador, que nos veio explicar o conceito de Economia Circular e o trabalho que tem desenvolvido nesta matéria, no estágio que está a fazer na CCDR Lisboa e Vale do Tejo.
“O modelo económico linear vigente, cujos processos de produção e consumo seguem uma lógica de “extrair, transformar, descartar” e se caracterizam pelos enormes volumes de desperdício e gestão ineficiente e insustentável dos recursos, já se mostrou incapaz de gerir e solucionar de forma adequada e meritória os problemas e desafios, para os quais ativamente contribuiu, e que vão desde as alterações climáticas e degradação do meio ambiente, das crises económicas e volatilidade dos preços e suscetibilidade das economias, até às perdas económicas e desperdício estrutural resultante duma gestão deficiente de recursos finitos e em rápido declínio.

Uma economia que aposte num modelo circular favorecendo o reuso, a remanufactura, a reciclagem, a durabilidade dos produtos e conservação do valor económico dos produtos no maior período possível, o uso de recursos materiais e energéticos renováveis, e na eficiência dos processos produtivos e do consumo cria mais emprego, mais coesão e resiliência territorial, melhor ambiente natural e urbano que se reflete em melhor saúde pública, e mais oportunidades de investimento com o capital natural disponível do que uma economia linear.
Na transição internacional para a economia circular, as boas ideias não se perdem, são financiadas por fundos comunitários e estruturais e são encaminhadas e integradas na sociedade da circularização onde o correspondente direto contemporâneo do desperdício é o recurso.
No seguimento desta conferência, em que aprendemos sobre a necessidade e urgência de repensar o modelo atual de gestão dos recursos, estamos a trabalhar numa proposta de aplicação da Economia Circular à escala local, para ser apresentada à C.M.L. e às Juntas de Freguesia do Concelho.
Autor: Gonçalo Rodrigues, Militante da JS desde XXXX
Sem comentários :
Enviar um comentário