23/10/19

Preocupações dos nossos militantes - Sedentarismo e Obesidade



Na sociedade em que vivemos estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. A tecnologia é algo que tem vindo a trazer benefícios para a vida das pessoas mas também problemas. Dentro desses problemas um dos que eu acho que tem tido um grande impacto é por exemplo
a obesidade.

A obesidade tem vindo a preocupar os especialistas e entendidos no assunto. Um aspeto de extrema importância que está relacionado diretamente com a nossa sociedade é o sedentarismo praticado sobretudo pelos jovens, que por consequência faz as taxas de obesidade aumentarem cada vez mais na parcela da população mais jovem.

Em Portugal é verificado que de 2015 até 2017 a taxa de obesidade é preocupantemente alta mas que no entanto houve uma pequena diminuição. Este número tende a manter-se porque desde crianças que se começa a mexer em dispositivos tecnológicos e começamos a ficar “viciados” neles.

Este problema é alvo de um extremo combate por parte de diversas associações que tem estudado o tema e determinado um leque de soluções que são apresentadas à sociedade.

As soluções de combate ao sedentarismo, que é o maior fator de obesidade atual são, entre outras, o exercício físico e a alimentação.

A meu ver é muito fácil hoje em dia um jovem em fase da adolescência ficar sedentário porque temos disponível uma cadeia de fast food tão eficaz que em minutos podemos pedir algo que não é saudável para comer e não necessitamos sequer de sair do computador ou qualquer outro dispositivo tecnológico.

Em relação ao exercício físico este também é preocupante porque os jovens ao estarem horas em frente a computadores não tendem muito a querer sair de casa e a não praticar exercício, isto porque muitas das vezes o seu leque de amigos também passa o dia em casa a jogar e como é fácil comunicarem virtualmente não sentem necessidade de sair. Algo referente a isto e que devíamos praticar diariamente pois faz muito bem à nossa saúde é a realização de uma simples caminhada.

Em suma, verifico que é um tema pertinente que pode vir a aumentar o que é alarmante, no entanto o combate que está a existir e a divulgação por parte dos meios de comunicação tem vindo a cativar a atenção a muitos jovens e por consequência a isso eles começam cada vez mais a praticar desporto por exemplos e estes números começam a ter uma tendência decrescente, como verificamos em Portugal de 2015 até 2017.



Autor: Luís Santos, Militante da JS desde XXXX

Sem comentários :

Enviar um comentário