A Juventude Socialista (JS) é uma organização política de jovens entre os 14 e 30 anos, que querem desenvolver a sua intervenção cívica com vista à criação de uma sociedade mais democrática, justa e solidária, assente nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade.
O percurso da estrutura da JS tem sido marcado por ações de reconhecimento, sensibilização e intervenção nas áreas que afetam direta ou indiretamente os jovens, com uma visão para o futuro com forte foco na igualdade de oportunidades, seja no acesso à saúde, educação ou emprego. Isto porque acreditamos que o caminho para uma sociedade mais justa e equilibrada é fazendo com que todos tenham acesso aos mesmos direitos básicos e que, a partir daí, consigam construir uma vida, uma comunidade e um país ainda mais forte.
A JS é a estrutura de juventude do Partido Socialista (PS), mas goza de plena autonomia de organização e de condução das suas opções políticas.
Objetivos da JS
- A Juventude Socialista empenha‐se na correcção das desigualdades sociais, através da execução de uma plataforma política que promova a integração dos indivíduos na comunidade em que se inserem, independentemente da sua ascendência, sexo, idade, etnia, orientação sexual, língua, território de origem, religião, convicções políticas, filosóficas ou ideológicas, instrução ou situação económica.
- A acção da Juventude Socialista visa a internacionalização do socialismo democrático.
- A Juventude Socialista contribui para a solução pacífica de quaisquer conflitos internacionais, bem como para a salvaguarda do direito da autodeterminação de todos os povos.
- A Juventude Socialista condena e combate o recurso a qualquer forma de agressão armada ou de prática terrorista, independentemente da sua sustentação ideológica ou política.
- A Juventude Socialista compromete‐se com a construção de uma União Europeia que assuma internacionalmente os valores e princípios democráticos pelos quais se norteiam os Povos da Europa e a República Portuguesa.
- A Juventude Socialista contribui para a formação, participação e representação política dos jovens portugueses
Ação da JS

O direito à habitação foi uma das bandeiras da JS nas últimas eleições legislativas mas o trabalho desenvolvido nesta área já tem largos anos. Com o aumento do tempo de estudos e com um país com cada vez mais turismo, a habitação para alunos deslocados ou jovens à procura da primeira casa tem sido um desafio crescente.
O aumento do valor atribuído ao programa Porta 65 e permitir um período de candidaturas ilimitado são propostas da JS para responder a este desafio.
O direito ao trabalho é uma preocupação que tem movido a JS. Propostas como a limitação proporcional de salários dentro das empresas visam proteger os que iniciam a sua carreira profissional. A legalização da prostituição tem sido uma das lutas mais controversas da Juventude Socialista, pois defendemos que a proteção destes trabalhadores é urgente e que é escusado continuar a negar a realidade da existência de prostituição em Portugal.
JS Concelhia de Loulé
As Concelhias da JS são núcleos de proximidade com a juventude por todo o país que têm como objetivo intervir a nível local de acordo com os valores socialistas mas de forma a responder diretamente aos problemas que afetam os jovens do concelho de Loulé.

Queremos servir melhor os jovens do concelho de Loulé, queremos conhecer melhor as preocupações com o presente e o futuro, e queremos desenvolver respostas adequadas a esses desafios.
Para isso, contamos contigo!
Diz-nos o que te preocupa, o que gostavas que fosse diferente, o que achas que deve (ou não) existir no futuro.
A tua voz importa, e estamos aqui para te apoiar!
Fala connosco: